
Três técnicos de enfermagem foram detidos pela Polícia Civil do Distrito Federal suspeitos de provocar a morte de pacientes na UTI do Hospital Anchieta, em Taguatinga. A ação integra a Operação Anúbis e é tratada como homicídio qualificado. Segundo a investigação, os suspeitos — um homem e duas mulheres — aplicavam substâncias diretamente na corrente sanguínea das vítimas, incluindo um produto desinfetante usado repetidamente em pelo menos um paciente para agravar seu estado até provocar parada cardiorrespiratória. O técnico principal simulava manobras de reanimação para disfarçar o colapso.
As vítimas foram identificadas como João Clemente Pereira (63 anos), Miranilde Pereira da Silva (75) e Marcos Moreira (33), com dois óbitos em 19 de novembro e outro em 1º de dezembro de 2025. O principal suspeito também teria se passado por médico, acessando sistemas hospitalares abertos para realizar prescrições irregulares, retirar medicamentos, preparar substâncias e esconder material usado nas injecções.
As duas técnicas que apoiavam o homem vigiavam a porta dos quartos para impedir a entrada de outros durante as ações. O Instituto Médico Legal destacou que as repetidas pioras súbitas dos pacientes, sempre em plantões correspondentes aos acusados, levantaram suspeitas. O hospital demitiu os envolvidos e comunicou a polícia.
Durante o interrogatório, o principal suspeito negou inicialmente, mas confessou após confrontação com imagens internas. As duas mulheres são investigadas por coautoria. A polícia continua as investigações, sem descartar novas vítimas.
O Conselho Regional de Enfermagem do DF acompanha o caso, reafirmando o compromisso com a ética profissional, segurança dos pacientes e respeito ao devido processo legal.
A Operação Anúbis cumpriu mandados de prisão temporária e busca e apreensão em Taguatinga, Brazlândia e Águas Lindas (GO). Na segunda fase, uma terceira investigada foi presa em Ceilândia, onde também foram apreendidos dispositivos eletrônicos.
Fonte: Folha do Valle
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
- Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail