
Organizações do movimento negro realizam nesta sexta-feira (31) protestos em diversas capitais brasileiras contra a operação policial feita no Rio de Janeiro na terça-feira (28), que resultou em 121 mortos. As manifestações acontecem em São Paulo, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Belém, Rio de Janeiro e outras cidades.
Em São Paulo, o protesto ocorre na Avenida Paulista, no vão livre do MASP, ocupando duas faixas em um dos sentidos da avenida. O ato, acompanhado pela Polícia Militar, inclui críticas ao governador Cláudio Castro e à cúpula da Polícia Militar do Rio de Janeiro. A mobilização foi convocada por entidades como a Coalizão Negra Por Direitos, UNE Afro, Instituto de Defesa da População Negra e Movimento Negro Evangélico.
Nas redes sociais, as organizações classificam a operação como “massacre” e denunciam a política de morte do Estado brasileiro contra jovens negros das periferias e favelas, definindo a ação como genocídio. Eles exigem responsabilização dos comandantes envolvidos e o fim da política de extermínio que transforma o sofrimento das mães negras em rotina. O movimento afirma que marchará pelo direito à vida, justiça e memória das vítimas do Estado.
No Rio de Janeiro, o protesto ocorreu à tarde no Complexo da Penha, reunindo milhares de pessoas em um campo de futebol da Vila Cruzeiro, conforme informou a Agência Brasil.
Fonte: Jornal Rio Branco
Compartilhe isso:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela) WhatsApp
 - Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
 - Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela) Telegram
 - Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+
 - Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela) E-mail