TÉCNICOS DE ENFERMAGEM SÃO PRESOS POR SUSPEITA DE MATAR PACIENTES EM HOSPITAL DO DF COM INJEÇÃO DE DESINFETANTE.

Três técnicos de enfermagem foram detidos pela Polícia Civil do Distrito Federal suspeitos de provocar a morte de pacientes na UTI do Hospital Anchieta, em Taguatinga. A ação integra a Operação Anúbis e é tratada como homicídio qualificado. Segundo a investigação, os suspeitos — um homem e duas mulheres — aplicavam substâncias diretamente na corrente sanguínea das vítimas, incluindo um produto desinfetante usado repetidamente em pelo menos um paciente para agravar seu estado até provocar parada cardiorrespiratória. O técnico principal simulava manobras de reanimação para disfarçar o colapso.

As vítimas foram identificadas como João Clemente Pereira (63 anos), Miranilde Pereira da Silva (75) e Marcos Moreira (33), com dois óbitos em 19 de novembro e outro em 1º de dezembro de 2025. O principal suspeito também teria se passado por médico, acessando sistemas hospitalares abertos para realizar prescrições irregulares, retirar medicamentos, preparar substâncias e esconder material usado nas injecções.

As duas técnicas que apoiavam o homem vigiavam a porta dos quartos para impedir a entrada de outros durante as ações. O Instituto Médico Legal destacou que as repetidas pioras súbitas dos pacientes, sempre em plantões correspondentes aos acusados, levantaram suspeitas. O hospital demitiu os envolvidos e comunicou a polícia.

Durante o interrogatório, o principal suspeito negou inicialmente, mas confessou após confrontação com imagens internas. As duas mulheres são investigadas por coautoria. A polícia continua as investigações, sem descartar novas vítimas.

O Conselho Regional de Enfermagem do DF acompanha o caso, reafirmando o compromisso com a ética profissional, segurança dos pacientes e respeito ao devido processo legal.

A Operação Anúbis cumpriu mandados de prisão temporária e busca e apreensão em Taguatinga, Brazlândia e Águas Lindas (GO). Na segunda fase, uma terceira investigada foi presa em Ceilândia, onde também foram apreendidos dispositivos eletrônicos.

Fonte: Folha do Valle